Se vivo, viva!


SINCERA
junho 29, 2007, 4:27 pm
Filed under: Reflexivos

images-vaso.jpg

Estava eu navegando neste profundo mar virtual que se chama internet, e logo depois de checar meus e-mails, olhar minhas mensagens no Orkut entrei de forma rotineira e oculta no MSN, para ver quem estava on-line. Deparei-me com meu amigo Mestre Newton e suas célebres contas amortizadoras do pagamento do seu “apê”, descritos em seu perfil. Tínhamos trocado e-mails na noite anterior sobre alguns assuntos, e na manhã seguinte compartilhamos algumas frases no famoso MSN, ele com o perfil “ocupado” e eu com o meu tradicional perfil “oculto” como de costume. Falamos dentre várias frases e diversos assuntos como; amor fraternal, irmandade, preocupação com o próximo etc. Uma me chamou a atenção de forma diferenciada dentre as outras e “martelou-me” na manhã de trabalho que hora praticava. Essa palavra foi a palavra sincero.

Palavra do nosso cotidiano muitas vezes repetida ao longo de um dia diversas vezes. Mais parei para analisá-la, estudá-la um pouco e me “joguei” naquela manhã nesta palavra que trago para vocês.

Comecemos um pouco com História.

A palavra SINCERA foi inventada pelos romanos.Eles produziam vários vasos com uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes.Em alguns casos se conseguia ver objetos que estivessem no interior do vaso, olhando-se por fora.Para esta perfeição da arte antiga os romanos diziam “Como é lindo, parece até que não tem cera!”.”Sine cera” queria dizer “sem cera”, uma qualidade de um vaso perfeito, raro de grande valor que deixava ver através de suas paredes e da antiga cerâmica romana.Esta palavra passou a ter um significado muito mais importante nos dias atuais. Muitas definições  já conhecemos, mais vale a pena “refrescar” a nossa memória.

Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malicias ou dissimulações. Que por muitas vezes o “fake” encobre o brilho da cera perfeita, e ficamos superfíciais no engano, suportando uns aos outros, diferente de como o Apóstolo ensinou; não suportando em amor mais verdadeiramente aturando em ardor.

O Sincero assemelha-se a um vaso romano do mais puro refino artístico, deixa ver através das suas palavras os nobres sentimentos do coração. Sem medo de falar, mais sempre com amor. Mas as vezes deixamos a pessoa toda coberta com a “cera” da falsidade e falamos, falamos… sem usar as palavras nobres da sinceridade e sem dirigir-se a pessoa com carinho com algo a ensinar e melhorar.

SINCERA transmite confiança e é a primeira coisa que se perde tambem quando não há sinceridade.

SINCERA é o verdadeiro amor que as vezes fala forte, machuca mais ama, bate com o martelo de veludo para que os pregos se fixem de forma harmoniosa.

SINCERA é uma palavra doce e confiável , é uma palavra que acolhe.Por isso que falo Mestre Newton que aprendemos sempre uns com os outros e você me fez enxergar o quão precioso e nobre a sinceridade carrega consigo. Procuremos meus irmãos cada vez mais amar os nosso irmãos assim como Jesus amou a sua igreja. Isso resume nossa historia aqui.

E pra finalizar afirmo; SINCERA é uma palavra que deve estar presente na biblioteca de nossa alma.

Com sinceridade,

Autor – Henrique Neto

 

Anúncios

20 Comentários so far
Deixe um comentário

Mô esse texto é perfeito!!!
Sabemos que muitas coisas ruins que ocorrem ao nosso redor é por falta de sinceridade. Creio que essa palavra só faz parte do vocabulário dos nobres. Beijos TE AMO!!

Comentário por Natália

Mô esse texto é perfeito!!
Sabemos que muitas coisas ruins que ocorrem ao nosso redor é por falta de sinceridade. Creio que essa palavra só faz parte do vocabulário dos nobres. Beijos!

Comentário por Natália

Legal Henrique, que essa palavra esteja verdadeiramente presente nas nossas vidas. Muito bom o texto!

Comentário por Rebeca

Henrique, muito bom o texto..maravilhoso conhecer esse seu dom viu. A sinceridade é realmente uma palavra que necessita estar presente em nossos corações. Beijos enormes..

Comentário por Edla

Querido Henrique, parabéns por mais um texto maravilhoso! Quão bom seria se todos tivessem esta percerpção da SINCERIDADE!
Um grande beijo

Comentário por Ângela

Olá Henrique!
Como sempre você nos presenteia com um texto edificante!
Como seria bom que TODOS fôssemos adeptos do uso da sinceridade não só como palavra, mas sobretudo como ação!
Deus continue usando sua vida!

Comentário por Mariane

Rique, texto legal, cara. Sinceridade é a marca de alguém que vive na liberdade do evangelho né? Que não precisa esconder nada de ninguém, já que é totalmente descoberto diante de Deus, a quem devemos prestar contas um dia: “contas que já estão pagas”. Realmente, um aspecto que enche os olhos esse do vaso que aparentava ser “sem cera”. E o Senhor nos vê por dentro né, exatamente como somos. E trazendo, se você me permite :-), outra idéia, Ele nos vê perfeitos através da “lente” que é Cristo, né? Nele somos um “vaso de honra”, e “sem cera”. Abraço brother!

Comentário por Clovis ("tem amor de irmão, não é, cara?")

Sinceramente, muito bom! heheh 🙂 não conhecia este seu lado intelectual e tow ExPrESSIONaDO !!!! HEHEHEH vlw brother !!! continue produzindo !!! abraçoo

Comentário por Lukeste

Olha, o grupo de Robbi chega agora no dia 8 de julho (8 à 18), aí no dia 13 a gente vai pra um interior chamado Iguaraci (perto de Arco Verde). Me veio a idéia do st3 ir e tocar lá… mas isso é uma idéia minha, naum sei se vc tem disponibilidade e outro fator é que precisaria ver isso com o Pr. Abner, pq ele já tem uma programação encaminhada. Mas o louvor lá vai ser ministrado por nós mesmos, então uma ida de vocês seria algo especial. Bom, só uma idéia… A gente vai sair daqui no dia 13 (sexta) e só volta no dia 15 (domingo). Se vc topasse, depois de falarmos com o Pr. Abner, vcs poderiam ir só no sábado pra fazer o louvor a noite e retornariam… talvez dormiriam em Caruaru(sugestão). A gente vai fazer um trabalho de “reimplantação” de igreja lá. Era uma igreja que tinha mais de 500 membros e houve uma decadência e hoje possui cerca de 12 membros apenas. A estrutura inclusive está com problemas e o grupo de Robbi junto conosco vai trabalhar na estrutura do local tb. A gente vai ter um ônibus… Bom, de qualquer forma, ora por nós e se coloca nas mãos do Senhor. Ele sabe! 🙂

Comentário por Clovis

Ministro, fiquei muito honrado em ser incluído nas tuas reflexões sobre um tema, como vários já disseram, tão nobre. A sinceridade, creio eu, é resultado daquele vínculo da perfeição – o amor – e juntos constroem sobre um alicerce inabalável. Que nosso Senhor nos abençoe e receba o fruto de nossa construção, edificada unicamente para propagação e engrandecimento do evangelho de Jesus.

Comentário por Newton

Sinceramente,
Muito Bom o texto…
Quando algo eh inspirado a gente sente! E senti mesmo nesse texto…
Abs

Comentário por Tiago Macedo

Acho que vc tem bons exemplos, é produto de seu meio e que a sinceridade, não é algo que se deseja ser, ou se é ou não, igual ao vaso.
Vasos preciosos são vcs, mininstros de louvor, poetas cristãos, irmãos…
Que a sinceridade reine em sua vida e em seus atos, que O Pai esteja sempre a abrilhantarn-nos atravez de vc.
bjs Bençãos!!
Fik com Deus!!

Comentário por Regina Epifanio

Henrique, continue sendo uma benção de Deus aqui na terra, sinto que você é um homem usado por Deus. Parabéns pelo texto que é muito lindo!!!

Jesus te ama,
Cleice Araújo

Comentário por Cleice Araújo

Henrique…

Sinceramente…Forte inspiração você teve!
Descrever a história,incluindo a cultura sobre este vocábulo,me fez vê-lo de forma diferente…
De como nós somos visto “Sine cera”,como exemplos de crentes…de como “Sine cera” vemos a Deus!

Parabéns pelo exelente texto!
Que Deus permaneça lhe abençoando!
Bjão!

Comentário por Ana Raquel Vilela

Poxa mt simples e poderoso, engraçado que tava lendo o significado de SINCERO esses dias…
“provado a luz do sol”

confiança e sinceridade estão juntas, mt bom nuca havia pensado assim!

prossiga irmão!

Comentário por Rosana

Estimado Henrique, fantástica sua reflexão. A sinceridade às vezes dói, incomoda, mas, tardiamente, com certeza, é o melhor caminho e o mais doce gosto que uma alma sincera e transparente consegue prova.
Um abração, meu irmão, você é um cara “rochedo” (como se diz aqui).

Comentário por Ismael Alexandrino

Apesar de meio atrasada a leitura, muito bom meu pares!
Continue assim…

abracao

Comentário por rodrigo

SYDlVL eighfohfuoie, [url=http://qyjdovzvdvfw.com/]qyjdovzvdvfw[/url], [link=http://dfabtsitwiur.com/]dfabtsitwiur[/link], http://gptqpymudfeu.com/

Comentário por bdrynxqtf

A palavra sincera vem da cera que era aplicada nas obras com defeito para dar retoques … apartir dai as obras sem retoques eram consideradas verdadeiras ou sin cera………

Comentário por maka

Vai arrumar o que fazer cara, um texto pobre destes. Ministério Henrique ST3?? Isto é uma piada?? O ministério tem o seu próprio nome? Egocêntrico não hein? Vai trabalhar de verdade e deixa usar o evangelho como ferramenta de barganha cara.

Fica a dica.

Flabio

Comentário por Flabio Heichkowsk




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: